quinta-feira, 11 de julho de 2013

Filgueiras Lima

Nasceu a 21 de maio de 1909, em Lavras da Mangabeira, filho de Silvino Filgueiras Lima e Cecília Tavares Filgueiras. 

Em 29 de julho de 1927, aos 18 anos de idade, ocupou as funções de Inspetor Regional do Ensino, cargo em que se efetivou, por concurso, em 1931. E em 1932 fundou, com outros a revista pedagógica "Educação Nova" de que foi redator - chefe, depois transformada em órgão da Antiga Diretoria Geral
da Instrução Pública do Ensino no Ceará. Foi, em fevereiro desse mesmo ano, nomeado chefe do Serviço de Estatística Educacional daquela Diretoria. 

Nos anos de 1931 e 1932 ocupou, interinamente, o cargo de Diretor Geral da Instrução. Em dezembro de 1933, conquistou em concurso, classificado em 1º lugar, a cadeira de Didática da Escola Normal Pedro II, hoje Instituto de Educação. 

Em 1934, exerceu os cargos de Inspetor do Ensino Normal e de Assistente Técnico do Ensino. 

Publicou, em dezembro de 1932, o livro de vemos "Festa de Ritmos", que obteve "menção honrosa de poesia" da Academia Brasileira de Letras. 

Em dezembro de 1933 colou grau de bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Estado do Ceará. Em 1936, foi paraninfo da 1ª turma de concludentes do Curso de aperfeiçoamento de professores do Instituto de Educação. Manteve durante o ano de 1937 uma Página Pedagógica no jornal "O Povo". 

Manteve pela estação da Ceará Rádio Clube, um programa cultural intitulado "Arte e Pensamento". Fundou a revista literária "Fortaleza", de que foi um dos redatores. 

Em fevereiro de 1938, fundou com o Dr. Paulo Sarasate o Instituto Lourenço Filho, hoje Colégio Lourenço Filho, de que foi diretor mais de 25 anos e onde ensinou os Métodos e Técnicas da Pedagogia Funcional. Era seu Orientador e Supervisor, na qualidade de Presidente de seu Conselho Técnico Educacional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário