quarta-feira, 17 de julho de 2013

ROXETE=2013

ROXETTE é uma dupla de música poprock sueca formada por Marie Fredriksson e Per Gessle. A dupla alcançou sucesso mundial entre o fim dos anos 1980 até meados da década de 1990, período em que tiveram dezenove singles no top 40 do UK Singles Chart[1] e quatro singles #1 nos Estados Unidos: "The Look", "Listen to Your Heart", "It Must Have Been Love" e "Joyride"[2]. Além disso a dupla foi certificada pela Recording Industry Association of America (RIAA), com dois álbuns de platina — Look Sharp!, de 1988 (lançado nos Estados Unidos em 1989) e Joyride, de 1991, bem como dois singles de ouro — "The Look" e "It Must Have Been Love". Ao longo de mais de vinte anos de carreira, o Roxette vendeu mais de 55 milhões de álbuns e 20 milhões de singles no mundo todo.

Have a Nice Day

Per Gessle lançou um álbum solo em língua inglesa, The World According to Gessle, em 1997. Uma das músicas, "I'll Be Alright", trazia Marie cantando ao fundo.

Ambos se reuniram em 1998 para gravar as músicas do novo álbum do Roxette, Have A Nice Day, que foi lançado em março de 1999 e assinalou o bem-sucedido retorno da dupla à Europa continental (#1 na Suécia, #2 na Alemanha), mas teve vendagens fracas na Austrália e no Reino Unido, onde a dupla tradicionalmente obtinha vendas expressivas. Contendo elementos de música tecno e house, Have A Nice Day marcou o retorno da dupla ao topo dos rankings musicais de sua terra natal.

O primeiro single, "Wish I Could Fly", ficou tão perto do Top 10 do UK Singles Chart (#11) quanto qualquer outro single lançado pelo Roxette desde 1993. A música também esteve presente no Top 10 da Itália e no Top 20 de Áustria, Finlândia e Suíça. Na Suécia, ficou posicionado #4 lugar, a melhor posição de um single da dupla desde "Sleeping In My Car". "Wish I Could Fly" foi considerada a sétima música mais executada nas rádios européias no ano de 1999.

O segundo single, "Anyone", ficou muito mal posicionado nos rankings musicais, não chegando sequer a ser lançado no Reino Unido. Essa falha foi compensada pelo lançamento do terceiro single, " Stars", que esteve no Top 10 da Finlândia, no Top 20 de Suécia e Noruega e no Top 30 da Alemanha e Suíça. As vendas de Have A Nice Day também foram boas na América do Sul, mas o álbum não foi lançado nos Estados Unidos.

Em 2000, Marie lançou uma compilção com seus maiores sucessos em sueco, nomeado Äntligen (Finalmente). O álbum se tornou um grande sucesso de vendas na Suécia (#1 por três semanas) e resultou numa turnê de sucesso pelo país. Ao mesmo tempo, o Roxette assinou um contrato a gravadora Edel Music, que lançou o álbum Don't Bore Us, Get to the Chorus! nos Estados Unidos, substituindo algumas canções da versão original do álbum por músicas ("Wish I Could Fly" e " Stars") de Have A Nice Day. O resultado foi o retorno da dupla sueca aos rankings musicais norte-americanos: o single "Wish I Could Fly" ficou em #27 no Billboard 

Nenhum comentário:

Postar um comentário