domingo, 4 de agosto de 2013

Canindé em Pauta- 2013- Divanira

29 de julho de 1946 - Transcorre o primeiro centenário de criação do município de Canindé. A cidade vive um clima festivo sendo destaque as inaugurações do Campo de Aviação na Fazenda Sousa de propriedade do Sr. Nemésio Cordeiro, da iluminação subterrânea da aveniva Xavier de Medeiros (hoje Praça da Basílica) e da coluna comemorativa nela encravada, construída pela casa de São Francisco, com projeto de Thomaz Barbosa Cordeiro.
A comunidade canindeense em peso participou do evento, desde as primeiras horas do dia, com alvorada festiva, não tendo havido em Canindé até a presente data nenhuma solenidade cívica que se comparasse as festivades dessa data.
No momento da inauguração do Marco comemorativo acima aludido, ouviu-se o cadenciado discurso do orador dessa solenidade, o historiador e escritor conterrâneo, Dr. Valderi Magalhães Uchoa. Registra-se também a missa pontificial celebrada pelo Arcebisbo Dom Antônio de Almeida Lustosa, o desfile pelas ruas da cidade dos estabelecimentos de ensino e do Tiro de Guerra nº 204, e a aparição de placas indicativas com vária ruas. O ponto alto das comemorações foi a solenidade realizada no Cine Canindé que contou a presença de autoridades da capital e da terra, sendo o orador oficial o Dr. Josa Magalhães, substituindo o Dr. Mozart Pinto que, por motivo de doença não pode comparecer.
A banda de música da Polícia Militar do Ceará abrilhantou as solenidades. Vale destacar o esforço desenvolvido pelo prefeito municipal, Jose Bastos Macambira que, a despeito dos poucos recursos da prefeitura conseguiu realizar brilhante festa.

Extraído do nosso livro "VIAGEM PELA HISTÓRIA DE CANINDÉ", fls 168 a 169 (Capítulo " O Século XX - Efemérides"
 (6 fotos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário