quinta-feira, 13 de junho de 2013

Informações culturais- notasaleatorias2.blogspot.com.br

Sendo o escritor um agente direto deste contexto, na condição de produtor/promotor/difusor da literatura, em todas as suas formas e conteúdos que constituem os semblantes dos livros, é oportuno que um encontro de escritores se destine a aprofundar a problemática e os desafios da produção literária nos tempos presentes. Daí o II encontro trazer como tema central: A Literatura, o livro e a leitura nos dias atuais, buscando destacar o papel da criação e do criador de livros neste importante meio de difusão cultural.

Mas o evento não quer ficar circunscrito aos criadores originários das letras. Antes, vai “aonde o povo está”, às escolas, universidades, teatro, praças, os lugares onde a literatura efetivamente se realiza pelo encontro e empoderamento do leitor. 

Sendo sediado por Crateús, cidade do Sertão Nordestino, situada no oeste cearense, fronteira com o Piauí, Estado a que já pertenceu até 1889, o II Encontro Cearense de Escritores leva a abordagem literária para além do perímetro metropolitano, o grande centro urbano do Ceará, chegando a umas das regiões culturais mais remotas do Estado, os Sertões de Crateús. 

Trata-se da Terra de um dos grandes nomes da literatura brasileira, José Coriolano de Souza Lima, considerado o criador da literatura piauiense. Neste ano, a cidade busca resgatar e restabelecer a memoria e obra deste seu filho, empreendendo ações de reconhecimento e promoção de sua memória. Um busto do escritor foi recolocado na praça que tem seu nome, donde havia sido retirado e desaparecido na década de 1980. A homenagem do II Encontro Cearense de Escritores ao Poeta José Coriolano vem coroar essa importante campanha de resgate de promoção de um escritor brasileiro de referência histórica. E ainda ajudará a esclarecer um lapso histórico que confunde a naturalidade do poeta, quando se deu a troca de territórios entre Ceará e Piauí.

O II Encontro Cearense de Escritores representa, pois, uma oportunidade relevante de exaltação do livro, da literatura, do leitor e do escritor, possibilitando a integração e a sensibilização em torno dessa importante seara da cultura mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário