quinta-feira, 13 de junho de 2013

2º Encontro de Escritores do Ceará em Crateús-2013

A Secretaria de Educação de Crateús está diretamente envolvida com o II Encontro Cearense de Escritores, que acontecerá no município nos dias 13, 14 e 15 de junho de 2013. Em parceria com a Academia de Letras de Crateús e a Secretaria da Educação do Estado, a Educação de Crateús está oferecendo palestras, oficinas e performances teatrais para professores e alunos da rede municipal de ensino. Ao todo, serão atendidos aproximadamente 1.200 alunos, além de gestores, professores e equipe técnica da secretaria.

Sexta-feira (7h30 às 17h), nas dependências do IFCE, professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I estarão recebendo a oficina "A imagem como texto literário", ministrada pelos premiados ilustradores Daniel Diaz, Nathália Forte e Eduardo Azevedo.

Sexta-feira (8h às 9h30), no Teatro Rosa Moraes, a apresentação da peça infantil "A menina de cabeça nas nuvens", interpretada pela Cia. de Teatro Os Cara da Arte, para alunos do Ensino Fundamental I e II da rede pública municipal de ensino.
(Da obra de Elias de França, o livro infantil “A Menina de Cabeça nas Nuvens”, publicado pela SEDUC na primeira coleção PAIC Prosa e Poesia (2008), a peça homônima é uma adaptação da Companhia de Teatro “Os Caras da Arte”. 
A peça conta a história da Menina que dormindo se perde em sonhos, sem querer mais acordar. E no acorda-não-acorda, no cai num sonho e levanta noutro, os despertadores invadem o mundo dos sonhos, tentando a todo momento acordá-la. E a Menina por sua vez deseja, como quase toda criança, brincar sonhando, sonhar brincando de cirandas, brincadeiras de terreiro e todas as outras pinturas infantis, ignorando as exigências e a rigidez temporal do cotidiano presente. 
O espetáculo nos possibilita refletir sobre certas condições do mundo objetivo atual impostas às crianças pelas necessidades dos adultos, inclusive dos pais. Além do que se observa uma excelente recomposição das relações das pessoas com o tempo, seus instrumentos de mensuração e a posição da infância e da fantasia neste contexto de vidas cronometradas.)
Sexta-feira (10h às 11h30), no auditório da Secretaria de Educação, professores, gestores e funcionários receberão a palestra "Identidade e sensibilidade no processo educativo", ministrada pelo professor e escritor Kelsen Bravos, membro da executiva do Fórum da Literatura, do Livro e da Leitura do Ceará – FLLLEC e do Colegiado Setorial (Mediação da Leitura) de Livro, Leitura e Literatura do Conselho Nacional de Política Cultural - CNPC/MinC.

Sexta-feira (10h às 11h), no Teatro Rosa Moraes, contação de histórias com o brincante Rogério Aguiar e a turma do projeto A Hora do Conto, para alunos da rede pública municipal de ensino. Participarão desse momento as escritoras mirins Penélope e Marília.

Sexta-feira (14h às 15h), no Teatro Rosa Moraes, a esquete teatral "Jardim de Açucena e Reino de Qualquer-Tudo", baseada nas obras dos escritores Lourival Veras (Açucena não é flor que se cheire) e Elias de França (História de roça), para alunos da rede pública municipal de ensino.

Sexta-feira (15h30 às 16h30), no Teatro Rosa Moraes, palestra “Praticando a redação, com o professor Zacharias Bezerra, para alunos do Ensino Fundamental II da rede pública municipal de ensino.

Além disso, a Secretaria de Educação é parceira em toda a programação do II Encontro Cearense de Escritores, distribuída pelas escolas, universidades e logradouros públicos da cidade.

Sejam todos bem-vindos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário