sexta-feira, 28 de junho de 2013

Meu Pé de Laranja Lima

Meu Pé de Laranja lima é uma nova adaptação cinematográfica baseada no clássico homônimo de José Mauro de Vasconcelos, obra traduzida em 16 idiomas e publicada em mais de 20 países, incluindo a Coreia do Sul, que fez uma edição em forma de quadrinhos, com 224 páginas ilustradas. O livro, lançado há 45 anos, vendeu mais de seis milhões de cópias no mundo.O filme, dirigido por Marcos Bernstein e produzido por Katia Machado tem patrocínio da ENERGISA, BNDES, PETROBRAS , USIMINAS, investimento ANCINE/ FSA-FINEP e entra em cartaz em todo o país no dia 19 de abril.
Em 2012, Meu Pé de Laranja Lima teve sua estreia no Festival do Rio e participou da mostra Alice, no Festival de Roma, onde o júri que o premiou destacou “o perfeito equilíbrio entre poesia e entretenimento, que o transforma em um filme tecnicamente elegante e, ainda assim, acessível”.
Meu Pé de Laranja Lima conta a história de Zezé (João Guilherme Ávila/Caco Ciocler), uma criança criativa e arteira, que se refugia da incompreensão e da falta de afeto em seu mundo imaginário. Mas sua vida muda ao conhecer um adulto (José de Abreu) que o entende e que tenta participar desse seu universo especial. Zezé é o quarto de cinco irmãos, de uma família pobre que mora no interior. Sua mãe (Fernanda Vianna, do Grupo Galpão) trabalha para sustentar todos, já que seu pai (Eduardo Dascar) está desempregado.
Meu Pé de Laranja Lima mostra o contraste de pequenos momentos da vida diária com imagens que adquirem um tom quase épico, sob o olhar de Zezé em suas fantasias.
Com roteiro de Marcos Bernstein e Melanie Dimantas, fotografia de Gustavo Hadba e produção de Katia Machado, o filme tem ainda em seu elenco Julia de Victa, Tino Gomes, Inês Peixoto, Kathia Calil, Leônidas José, Pedro Valle, Eduardo Moreira, Ricardo Bravo, Tadeu Silva Timote, Adim Martins Monteiro Neto e Emiliano Queiroz, como ator convidado. O ator Caco Ciocler faz uma participação especial.
O diretor MARCOS BERNSTEIN estreou na direção com o longa O Outro Lado da Rua, que ganhou prêmios como: CICAE de melhor filme do Panorama no 54th Festival de Berlim; Melhor Atriz no Horizontes Latinos de San Sebastian e em Tribeca; Melhor Filme Iberoamericano em Mar Del Plata; Prêmio de Público em Toulouse e Melhor Filme no Cine PE de 2004.
Como roteirista, recebeu o Urso de Ouro em Berlim, o Globo de Ouro e cinco indicações ao Oscar por “Central do Brasil”, de Walter Salles. Marcos também roteirizou os filmes Terra Estrangeira, de Walter Salles e Daniela Thomas; Oriundi, de Ricardo Bravo; Zuzu Angel, de Sérgio Rezende; Chico Xavier, de Daniel Filho (melhor roteiro adaptado no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2011). Com Victor Atherino escreveu o roteiro de Faroeste Caboclo, de René Sampaio, a ser lançado em maio de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário