sábado, 24 de agosto de 2013

CHIQUINHA GONZAGA -2013

Compositora Brasileira: Chiquinha Gonzaga (1847 - 1935) 
Obra: Lua Branca
Musica Brasilis: http://www.musicabrasilis.org.br/
Piano: Fábio Caramuru - http://fabiocaramuru.com.br/

* Rio de Janeiro, 17/10/1847 - Rio de Janeiro, 20/2/1935
Compositora, instrumentista, regente. Maior personalidade feminina da história da música popular brasileira e uma das expressões maiores da luta pelas liberdades nopaís, promotora da nacionalização musical, primeira maestrina, autora da primeira canção carnavalesca, primeira pianista de choro, introdutora da música popular nos salões elegantes, fundadora da primeira sociedade protetora dos direitos autorais, Chiquinha Gonzaga nasceu no Rio de Janeiro, filha do militar José Basileu Neves Gonzaga e de Rosa Maria de Lima.

Estudou piano com professor particular e aos 11 anos compôs sua primeira música, uma cantiga de Natal: Canção dos Pastores. Casou-se aos 16 anos, com um oficial da Marinha Mercante escolhido por seus pais. Poucos anos depois abandonou o marido por um engenheiro de estradas de ferro, de quem também logo se separou. Passou a sobreviver como professora de piano. A convite do famoso flautista Joaquim Antônio da Silva Callado (1848-1880), passou a integrar o Choro Carioca como pianista, tocar em festas e freqüentar o ambiente artístico da época. A estréia como compositora se deu em 1877, com a polca Atraente, composta de improviso durante roda de choro em casa do compositor Henrique Alves de Mesquita e publicada pela Viúva Canongia, Grande Estabelecimento de Pianos e Músicas.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

ACREDITE NA VIDA- SEMPRE - ( DIVANIRA)

Acredite na Vida
"Acreditar que a nossa vida não é melhor ou pior do que a de ninguém. 
Nunca sentir-se maior ou menor, mas igual. 
Fazer o bem sem olhar à quem e não esperar nada em troca, é uma maneira de encontrar a felicidade.
Procurar sorrir sempre, mesmo diante das dificuldades e não se envergonhar das lágrimas, diante da necessidade, é outra maneira de irmos ao encontro dela. 
Ser humilde, prestar favores sem recompensas, abrir as mãos e oferecer ajuda, é uma maneira de buscar a felicidade.
Chorar e sofrer, mas lutar e procurar vencer, sem deixar o cansaço te derrotar, nem o desânimo ou o preconceito te dominar, é uma maneira de ganhar a felicidade. Aprender à defender seus ideais e a amar seus semelhantes, à conquistar seus amigos pelo que é e não pelo que queiram que seja, é mais uma maneira de abraçar a felicidade.
Saber ganhar e saber perder, é uma rara conquista, mas você consegue.
Tenha fé, acredite em Deus!!! Viva cada momento de sua vida como se fosse o último.
Faça de sua vida uma conquista de vitórias, uma virtude e aproveite tudo o que ela te der como oportunidade. Mesmo sofrendo, sofra amando. Pois é através do amor que você encontrará as chaves para abrir as portas da felicidade...''

PARA SEMPRE- 2013 MAMÃE

Para sempre

Por que Deus permite que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite, é tempo sem hora, luz que não apaga
quando sopra o vento e chuva desaba, veludo escondido na
pele enrugada, água pura, ar puro, puro pensamento.

Morrer acontece com o que é breve e passa sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça é eternidade.
Por que Deus se lembra - mistério profundo- de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo, baixava uma lei:
Mãe não morre nunca, mãe ficará sempre junto de seu filho e ele, velho embora, será pequenino feito grão de milho.

Carlos Drummond de Andrade

DEZ ANOS- GAL COSTA- PARA MINHA MÃE

Gal Costa canta "Dez Anos" (Composição: Rafael Hernandez versão: Lourival Faissal) no Fantástico de 1979. Início: Emilinha Borba.

Assim se passaram dez anos
Sem eu ver teu rosto
Sem olhar teus olhos
Sem beijar teus labios assim
Foi tao grande a pena
Que sentiu a minha alma
Ao recordar que tu
Foste meu primeiro amor
Recordo junto a uma fonte
Nos encontramos
E alegre foi aquela tarde para nos dois
Recordo quando a noite abriu seu manto
E o canto daquela fonte nos envolveu
O sono fechou meus olhos, me adormecendo
Senti tua boca linda a murmurar
Abraça-me por favor minha vida
E o resto desse romance so sabe Deus.

UMA FLOR PARA MINHA ETERNA RAINHA LUISA MÃE


AVE MARIA - 22-08- 2013 - PARA MINHA MÃE

"AVE MARIA CHEIA DE GRAÇA, O SENHOR É CONVOSCO; BENDITA SOIS VÓS ENTRE AS MULHERES E BENDITO É O FRUTO DO VOSSO VENTRE, JESUS. SANTA MARIA, MÃE DE DEUS, ROGAI POR NÓS PECADORES, AGORA E NA HORA DA NOSSA MORTE. AMÉM".

terça-feira, 20 de agosto de 2013

BELO BELO MINHA BELA

Belo belo minha bela


Tenho tudo que não quero

Não tenho nada que quero

Não quero óculos nem tosse

Nem obrigação de voto

Quero quero

Quero a solidão dos píncaros

A água da fonte escondida

A rosa que floresceu

Sobre a escarpa inacessível

A luz da primeira estrela

Piscando no lusco-fusco

Quero quero

Quero dar a volta ao mundo

Só num navio de vela

Quero rever Pernambuco

Quero ver Bagdá e Cusco

Quero quero

Quero o moreno de Estela

Quero a brancura de Elisa

Quero a saliva de Bela

Quero as sardas de Adalgisa

Quero quero tanta coisa

Belo belo

Mas basta de lero-lero

Vida noves fora zero.
Manuel Bandeira

SONETO INGLÊS Numero 1

SONETO INGLÊS No. 1
Quando a morte cerrar meus olhos duros
- Duros de tantos vãos padecimentos,
Que pensarão teus peitos imaturos
Da minha dor de todos os momentos?

Vejo-te agora alheia, e tão distante:
Mais que distante - isenta. E bem prevejo,
Desde já bem prevejo o exato instante
Em que de outro será não teu desejo,

Que o não terás, porém teu abandono,
Tua nudez! Um dia hei de ir embora
Adormecer no derradeiro sono.
Um dia chorarás... Que importa? Chora.

Então eu sentirei muito mais perto
De mim feliz, teu coração incerto.
Manuel Bandeira

M.Bandeira

Não te retires ofendida.
Pensa que nesse grito vem
O mal de toda minha vida:
Ternura inquieta e malferida
Que, antes, não dei nunca a ninguém.

E foi melhor nunca ter dado:
Em te pungindo algum espinho
Cinge-a ao teu seio angustiado.
E sentirás o meu carinho
Manuel Bandeira

UNIDADE- M. BANDEIRA

Unidade

Minh’alma estava naquele instante
Fora de mim longe muito longe

Chegaste
E desde logo foi Verão
O Verão com as suas palmas
os seus mormaços
os seus ventos de sôfrega mocidade
Debalde os teus afagos insinuavam quebranto e molície
O instinto de penetração já despertado
Era como uma seta de fogo

Foi então que min’alma veio vindo
Veio vindo de muito longe
Veio vindo
Para de súbito entrar-me violenta e sacudir-me todo
No momento fugaz da
unidade.
Manuel Bandeira

M BANDEIRA

Ser como o rio que deflui
Silencioso dentro da noite.
Não temer as trevas da noite.
Se há estrelas nos céus, refleti-las.
E se os céus se pejam de nuvens,
Como o rio as nuvens são água,
Refleti-las também sem mágoa
Nas profundidades tranquilas.
Manuel Bandeira

MULHERES

Mulheres

Como as mulheres são lindas!
Inútil pensar que é do vestido...
E depois não há só as bonitas:
Há também as simpáticas.
E as feias, certas feias em cujos olhos vejo isto:
Uma menininha que é batida e pisada e nunca sai da cozinha.

Como deve ser bom gostar de uma feia!
O meu amor porém não tem bondade alguma.
É fraco! Fraco!
Meu Deus, eu amo como as criancinhas...

És linda como uma história da carochinha...
E eu preciso de ti como precisava de mamãe e papai
(No tempo em que pensava que os ladrões moravam no morro atrás de casa e tinham cara de pau)
Manuel Bandeira

TU QUE ME DESTE O TEU CUIDADO- 2013

TU QUE ME DESTE O TEU CUIDADO...

Tu que me deste o teu carinho
E que me deste o teu cuidado,
Acolhe ao peito, como o ninho
Acolhe ao pássaro cansado,
O meu desejo incontentado.

Há longos anos ele arqueja
Em aflitiva escuridão.
Sê compassiva e benfazeja.
Dá-lhe o melhor que ele deseja:
Teu grave e meigo coração.

Sê compassiva. Se algum dia
Te vier do pobre agravo e mágoa,
Atende à sua dor sombria:
Perdoa o mal que desvaria
E traz os olhos rasos de água.

Não te retires ofendida.
Pensa que nesse grito vem
O mal de toda a sua vida:
Ternura inquieta e malferida
Que, antes, não dei nunca a ninguém.

E foi melhor nunca ter dado:
Em te pungido algum espinho,
Cinge-a ao teu peito angustiado.
E sentirás o meu carinho.
E setirás o meu cuidado.
Manuel Bandeira

ESTRELA DA MANHÃ- 2013

Estrela da Manhã

Eu quero a estrela da manhã
Onde está a estrela da manhã?
Meus amigos meus inimigos
Procurem a estrela da manhã

Ela desapareceu ia nua
Desapareceu com quem?
Procurem por toda a parte

Digam que sou um homem sem orgulho
Um homem que aceita tudo
Que me importa?
Eu quero a estrela da manhã

Três dias e três noites
Fui assassino e suicida
Ladrão, pulha, falsário

Virgem mal-sexuada
Atribuladora dos aflitos
Girafa de duas cabeças
Pecai por todos pecai com todos

Pecai com os malandros
Pecai com os sargentos
Pecai com os fuzileiros navais
Pecai de todas as maneiras

Com os gregos e com os troianos
Com o padre e com o sacristão
Com o leproso de Pouso Alto

Depois comigo

Te esperarei com mafuás novenas cavalhadas comerei terra
[e direi coisas de uma ternura tão simples
Que tu desfalecerás

Procurem por toda parte
Pura ou degradada até a última baixeza
Eu quero a estrela da manhã
Manuel Bandeira

CONTINUAÇÃO DE NELSON SEMPRE NELSON= 2013

Após abandonar o vício com o apoio de sua mulher, retomou uma carreira bem sucedida.
Continuou gravando regularmente nos anos 7080 e 90, reafirmado a posição entre os recordistas nacionais de vendas de discos. Além dos eternos antigos sucessos, Nélson Gonçalves sempre se manteve atento a novos compositores, e chegou a gravar canções de Ângela Rô Rô (Simples Carinho), Kid Abelha (Nada por Mim), Legião Urbana (Ainda É Cedo) e Lulu Santos (Como uma Onda). Compôs e gravou A Deusa do Amor, com Lobão.
Ganhador de um prêmio Nipper da RCA, dado aos que permanecem muito tempo na gravadora, sendo somente Elvis Presley o outro agraciado. Durante sua carreira, gravou mais de duas mil canções, 183 discos em 78 rpm, 128 álbuns, vendeu cerca de 75 milhões de discos, ganhou 38 discos de ouro e 20 de platina.
Morreu em consequência de um infarto agudo do miocárdio no apartamento de sua filha Margareth, no Rio de Janeiro. Encontra-se sepultado no Cemitério São João Batista no Rio de Janeiro.

Dramatizações[editar]

A vida de Nélson Gonçalves teve sua biografia dramatizada nas seguintes obras:
  • Na década de 90, foi encenado nas principais capitais do país o musical Metralha.
  • Em 2001 foi lançado o documentário Nélson Gonçalves, contando a sua trajetória, com direção de Elizeu Ewald e protagonizado por Alexandre Borges e Júlia Lemmertz, e tendo a sua filha Margareth Gonçalves como produtora executiva.

Discografia[editar]

Maiores sucessos[editar]

(ordem cronológica)
  • 1941 - Se Eu Pudesse um Dia
  • 1942 - Dorme que Eu Velo por Ti
  • 1942 - Fingiu Que Não Me Viu
  • 1942 - Renúncia
  • 1943 - Noite de Lua
  • 1943 - Quando a Saudade Vier
  • 1943 - Não Sou Feliz nos Amores
  • 1943 - A Saudade É um Compasso de Mais
  • 1943 - A Mulher do Seu José
  • 1943 - Solidão
  • 1943 - Perfeitamente
  • 1944 - Sabiá de Mangueira
  • 1944 - Quase Louco
  • 1944 - Dos Meus Braços Tu Não Sairás
  • 1944 - Ela me Beijou
  • 1945 - Eu Não Posso Viver Sem Mulher
  • 1945 - Aquela Mulher
  • 1945 - Meus Amores
  • 1945 - Maria Bethânia
  • 1946 - Pelas Lágrimas
  • 1946 - Seus Olhos na Canção
  • 1946 - Segure no Meu Braço
  • 1946 - Quando É Noite de Lua
  • 1946 - Menina dos Olhos
  • 1946 - A Você
  • 1946 - Coração
  • 1946 - Espanhola
  • 1947 - Dona Rosa (com Isaura Garcia)
  • 1947 - Segredo
  • 1947 - A Rainha do Mar
  • 1947 - Odalisca
  • 1948 - Princesa de Bagdá
  • 1948 - Perdôo, Sim
  • 1949 - Normalista
  • 1949 - Quando Voltares
  • 1949 - Pepita
  • 1952 - Confete Dourado
  • 1953 - Camisola do Dia
  • 1953 - Meu Vício É Você
  • 1954 - Carlos Gardel
  • 1954 - Francisco Alves
  • 1955 - Último Desejo
  • 1955 - Esta Noite me Embriago
  • 1955 - Hoje Quem Paga Sou Eu
  • 1956 - Nossa Senhora das Graças
  • 1956 - Por um Beijo de Amor
  • 1956 - Meu Vício É Você
  • 1956 - Natal Branco (com o Trio de Ouro)
  • 1957 - A Volta do Boêmio
  • 1957 - Pensando em Ti
  • 1957 - História da Lapa
  • 1957 - Grilo Seresteiro
  • 1958 - Escultura
  • 1958 - Pensando em Ti
  • 1959 - Prece ao Sol
  • 1959 - Revolta
  • 1959 - Deusa do Asfalto
  • 1960 - Meu Dilema
  • 1960 - Chore Comigo
  • 1960 - Queixas
  • 1961 - Negue
  • 1961 - Fica Comigo Esta Noite
  • 1962 - Dois Amores
  • 1963 - Enigma

NELSON É NELSON

Nélson Gonçalves (nome artístico de Antônio Gonçalves SobralSantana do Livramento21 de junho de 1919 —Rio de Janeiro18 de abril de 1998) foi um cantor e compositor brasileiro. Terceiro maior vendedor de discos da história do Brasil, com mais de 75 milhões de cópias vendidas, fica atrás apenas de Roberto Carlos, com mais de 120 milhões e Tonico & Tinoco com aproximadamente 150 milhões. Seu maior sucesso foi a canção A volta do boêmio.

Biografia[editar]

Nasceu no Rio Grande do Sul, mudou-se com os seus pais portugueses para São Paulo, no bairro do Brás. Quando criança, era levado, para praças e feiras pelo seu pai, que fazendo-se de cego, tocava violino, enquanto ele cantava.
Foi jornaleiro, mecânico, engraxate, polidor e tamanqueiro. Foi também lutador de boxe na categoria peso-médio, recebendo aos dezesseis anos o título de campeão paulista.
Mesmo com o apelido de "Metralha", por causa da gagueira, decidiu ser cantor. Em uma de suas primeiras bandas, teve como baterista Joaquim Silva Torres. Foi reprovado duas vezes no programa de calouros de Aurélio Campos. Finalmente foi admitido na rádio PRA-5, mas dispensado logo depois.
Nesta época, casou-se com Elvira Molla e com ela teve dois filhos. Sem emprego, trabalhou como garçom, no bar do seu irmão, na avenida São João.
Seguiu para o Rio de Janeiro em 1939, onde trilhou mais uma vez o caminho dos programas de calouros. Foi reprovado novamente na maioria deles, inclusive no de Ary Barroso, que o aconselhou a desistir. Finalmente, em1941, conseguiu gravar um disco de 78 rotações, que foi bem recebido pelo público. Passou a crooner do Cassino Copacabana (do Hotel Copacabana Palace) e assinou contrato com a Rádio Mayrink Veiga, iniciando uma carreira de ídolo do rádio nas décadas de 40 e 50, da escola dos grandes, discípulo de Orlando Silva e Francisco Alves.
Alguns de seus grandes sucessos dos anos 40 foram Maria Bethânia (Capiba), Normalista (Benedito Lacerda / Davi Nasser), Caminhemos (Herivelto Martins), Renúncia (Roberto Martins / Mário Rossi) e muitos outros. Maiores ainda foram os êxitos na década de 50, que incluem Última Seresta (Adelino Moreira / Sebastião Santana), Meu Vício É Você e a emblemática A Volta do Boêmio (ambas de Adelino Moreira).
Na década de 50, além de shows em todo o Brasil, chegou a se apresentar em países como UruguaiArgentina eEstados Unidos, no Radio City Music Hall.
Em 1952, casou-se com Lourdinha Bittencourt, substituta de Dalva de Oliveira no Trio de Ouro. O casamento durou até 1959.
Em 1965, casa-se de novo, com Maria Luiza da Silva Ramos, com quem teve dois filhos, Ricardo da Silva Ramos Gonçalves e Maria das Graças da Silva Ramos Gonçalves. A caçula tem seu apelido no refrão da música Até 2001. (É no gogo gugu).
No entanto, o seu envolvimento com a cocaína, em 1958, tendo, inclusive, sido preso em flagrante em 1965 e passado um mês na Casa de Detenção, o que lhe trouxe problemas pessoais e profissionais. Superada a crise, lançou o discoA Volta do Boêmio nº1, um grande sucesso.

MANOEL BANDEIRA´ 2013 DIVANIRA

O que eu adoro em ti
Não é a tua beleza
A beleza é em nós que existe
A beleza é um conceito
E a beleza é triste
Não é triste em si
Mas pelo que há nela
De fragilidade e incerteza

O que eu adoro em ti
Não é a tua inteligência
Não é o teu espírito sutil
Tão ágil e tão luminoso
Ave solta no céu matinal da montanha
Nem é a tua ciência
Do coração dos homens e das coisas.

O que eu adoro em ti
Não é a tua graça musical
Sucessiva e renovada a cada momento
Graça aérea como teu próprio momento
Graça que perturba e que satisfaz

O que eu adoro em ti
Não é a mãe que já perdi
E nem meu pai

O que eu adoro em tua natureza
Não é o profundo instinto matinal
Em teu flanco aberto como uma ferida
Nem a tua pureza. Nem a tua impureza.

O que adoro em ti lastima-me e consola-me:
O que eu adoro em ti é a vida!
Manuel Bandeira

Amor- 2013

No se por que siento que te acercas y te alejas de mi
tal ves sea mi forma de ver las cosas,
tal ves tu amor no sea lo suficientemente fuerte hacia mi

siento que me invade la nostalgia,
si nostalgia de tus besos,de tu risa,
de tu saludo de las buenas noches,
de tus abrazos,de tus te amo
de todo eso siento nostalgia

quisiera ser libre para decirte TE AMO
si TE AMO con mayuscula por que lo que siento por ti
no tiene explicacion,ni tiempo,ni distancias
maldita distancia que quisiera deborarla a puñetasos
correr a tu lado,mirate a los ojos y perder la nocion del tiempo
apoyar mi cabeza en tu amplio pecho y quedarme horas asi en silencio
sin decir nada por que nada hace falta decir

otras veces quisiera ser viento para llegar a ti
otras el mar para acariciar tu piel
otras ser la blanca arena de la playa
para sentir tus pasos firmes
y tu espalda suave cuando te tiras en ella
ser el sol para darte calor
o simplemente ser la luna
entrar por tu ventana,poder recorrerte completo
sin medidas o quizas robarte un beso de rica miel


de mientras mis TE AMO seran dados
en cada letra,en cada palabra
escritos en poemas de amor
aferrandome y aferrandote con fuerzas
solo espero que algun dia se termine esta distancia a medias
por que es distancia en kilometros
en el corazon no hay distancias
en los sentimientos
ni en la mente
lugar donde te guardo todas las noches
ni donde nadie podra decirme o prohibierme que no te tenga
donde mis TE AMO son libres de poder darlos
y sentir tus brazos alrededor mio
y sentirme presa de tu amor y tus encantos.......



Drechos reservados de Alondra de amor :Santa Fe Argentina 21/08/13

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Lua em meus pensamentos....2013



Tu, has llegado a ser lo mas importante,
tu eres lo mejor que tengo, tu eres todo para mi..
tu eres la persona que quiero, que pienso dia y noche..
Aunque nada se del calor de tu pasion...
ardo en una hoguera que no quema..
pero me inspira, es tan facil escribir pensando en ti amor..
solo dejo que las palabras fluyan.
Me gusta mirarte.. y perderme en lo profundo de tu mirada..
me gusta mirarte y divagar con suen~os y esperanzas..
Me gusta mirarte y saber que sos tan mio..
Que tu aliento es el aire de mi alma..
Me gusta mirarte y encontrarte cada dia..
Detalles , esos.....que tu sabes.....
y que me enamoran mas y mas todavia!!!

domingo, 18 de agosto de 2013

ASA PARTIDA FAGNER

Enviado em 17/01/2011
Raimundo Fagner Cândido Lopes (Orós, 13 de outubro de 1949) é um cantor, compositor, instrumentista, ator e produtor brasileiro. Mais jovem dos cinco filhos de José Fares, imigrante libanês, e Dona Francisca, Fagner nasceu na capital cearense, embora tenha sido registrado no município de Orós. Oito meses. Foi o tempo em que Raimundo Fagner permaneceu distante do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o MAM. Numa quarta-feira, 10 de novembro de 1976, ele voltou, desta vez para o lançamento oficial do seu terceiro elepê, com um show que ficou em cartaz cinco dias (de 10 a 15), com a direção musical do próprio Fagner e de Robertinho de Recife, ambientação de Fausto Nilo e do grupo Nuvem Cigana e o acompanhamento formado pelos músicos Robertinho de Recife (guitarras, violas), Túlio Mourão (teclados), ChicoBatera (bateria) e Jamil Jones (contrabaixo) e a direção geral de Abel Silva. Sua última apresentação tinha sido em março de 1976 (de 25 a 27) na exibição do show ''ASTRO VAGABUNDO'', também com a direção de Abel Silva e a produção de Carlos Alberto Sion. Raimundo Fagner jogou muito alto na realização do show ''ASTRO VAGABUNDO''. Foi seu primeiro espetáculo acompanhado de banda no Rio de Janeiro (antes, em 1973, ele cantou com Nara Leão no Teatro da Praia e em 1974 ao lado do percussionista Naná Vasconcelos no Teatro da Lagoa). Na peito e na raça, enfrentou um público bem maior. Não tremeu. Crédito ele já possuía. Havia sido eleito pela crítica de São Paulo ''Cantor do Ano'' de 1975. No acompanhamento do show ''ASTRO VAGABUNDO'' um time da pesada: Túlio Mourão (teclados, ex-Mutantes), Robertinho de Recife (guitarra, violas, cítar), Mani Torres (baixo, violas) e Cândido Faria (bateria, ex-Vímana). Na primeira parte do show Raimundo Fagner cantou 13 canções, suas ou com os parceiros Capinan (Como Se Fosse e Pavor dos Paraísos), Fausto Nilo (Astro Vagabundo) e Abel Silva (Asa Partida) e ainda Sinal Fechado, de Paulinho da Viola; Joana Francesa, de Chico Buarque, Estrada de Santana, de Petrúcio Maia e Brandão; Uma Linha, Uma Frase Apenas, de Petrúcio Maia e Fausto Nilo; além de composições só suas (Penas do Tiê, Cigano, Pobre Bichinho, Santarém e Canteiros). Para a segunda parte do espetáculo, Raimundo Fagner musicou Bodas de Sangue, um texto de García Lorca com montagem de Abel Silva; com um arranjo de rock veio Riacho do Navio, de Luiz Gonzaga e Zé Dantas. E outras parcerias: Ave Noturna, com Cacá Diegues; Tambores, com Ronaldo Bastos; Manera Fru Fru, Manera, com Ricardo Bezerra e Natureza Noturna, com Capinan. O resultado da investida? Durante uma semana o show de Raimundo Fagner bateu todos os recordes de bilheteria e de público da Sala Corpo e Som do MAM dos últimos meses de 1976, deixando o fiel público com água na boca e com um gostinho de quero mais. Um novo show. Um novo disco. Com certeza um novo disco. A gravadora CBS sentindo no jovem cantor Raimundo Fagner um possível ''novo superstar da MPB'', acabou por contratá-lo. O ''Jornal da Música'', em sua edição do dia 23 de setembro de 1976 atestava: '' sombra do jagunço com mania de Dom Quixote, pronto para apontar as manchas no império multinacional das gravadoras, está agora apenas observando o desenrolar dos acontecimentos, diante de sua forte candidatura a novo superstar da MPB''. Raimundo Fagner estava pouco a pouco entrando no esquema que tanto questionara, embora não desse o braço a torcer: ''...Cheguei a um ponto sem nenhum apoio que não fosse do povo. Isso bate na parede e volta. Acaba chegando no esquema, sem precisar que o esquema me dê força. Nunca tive uma gravadora que me fizesse uma jogada promocional violenta, que é o que vinga. No entanto, meu trabalho vingou. Então, acredito que estamos chegando a um momento no qual o que vale é realmente o valor''.

NA CHUVA NA FAZENDA OU NUMA CASINHA DE SAPÊ

HYLDON de Souza Silva (Salvador, 17 de abril de 1951) é um produtor, guitarrista, baixista, compositor e cantor brasileiro do genêro Soul. Tendo trabalhado com música desde os 14 anos, foi instrumentista no início de carreira, tendo passado a compositor e produtor conforme foi amadurecendo. Sua popularidade foi muito grande nos anos 70 com o lançamento de seu maior e também primeiro sucesso, a canção "Na Rua, na Chuva, na Fazenda (Casinha de Sapê)", título de seu primeiro álbum. Sua popularidade declinou nos anos seguintes, fruto de brigas com gravadoras, mas sempre continuou gravando, compondo e fazendo shows pelo país. Teve um ressurgimento com a redescoberta de suas músicas por artistas mais novos e pelo cinema pós-retomada. Suas músicas mais conhecidas são a já citada "Na Rua, na Chuva, na Fazenda (Casinha de Sapê)", "As Dores do Mundo", "Na Sombra de uma Árvore", "Acontecimento" e "Velho Camarada", em parceria com Tim Maia e Fábio. Juntamente com o primeiro e Cassiano é considerado um dos precursores da música negra brasileira.

SUCESSO

Em 1974, é dada a oportunidade dele gravar seu primeiro disco, um compacto com Na Rua, na Chuva, na Fazenda (Casinha de Sapê) / Mau Patuá. Logo após o lançamento, a primeira música começa a ser bem tocada pelas rádios, primeiramente do Rio e, depois, do país todo. No ano seguinte, lança outro compacto com As Dores do Mundo / Sábado e Domingo e, novamente, a primeira música se torna uma das mais tocadas nas rádios. Após estes dois êxitos radiofônicos consegue convencer a gravadora a lançar o seu primeiro álbum, Na Rua, na Chuva, na Fazenda, que se torna um sucesso, emplacando também "Na Sombra de uma Árvore", "Acontecimento" e "Sábado e Domingo", tendo o compacto duplo lançado no mesmo ano batido recorde de permanência na parada do NOPEM.

BRIGAS COM GRAVADORAS E DECLÍNIO NAS VENDAS

Em 1976, após passagem pelos Estados Unidos, reune-se com a banda Azymuth para gravar seu segundo disco, Deus, a Natureza e a Música, que contou, ainda, com participações de Cristóvão Bastos, Oberdan Magalhães (ambos da Banda Black Rio), Ed Maciel, Jorginho da Flauta, Chacal, Tony Bizarro e cordas do Teatro Municipal regidas pelo maestro Mário Tavares, além de contar com uma música em parceria com Caetano Veloso e uma regravação de "Pra Dizer Adeus", de Torquato Neto e Edu Lobo. Pela sua natureza experimental (contando com disco, rock e músicas de 8 minutos) e, também, pela baixa qualidade da mixagem, o álbum não vendeu bem, não produzindo nenhum sucesso radiofônico. No ano seguinte, troca de gravadora e lança Nossa História de Amor, com participações de Dominguinhos, Ed Lincoln, Maurício Einhorn, Zé Bodega, Márcio Montarroyos e cordas arranjadas por Waltel Branco, pela CBS. Além das vendas que ficaram aquém das expectativas, as constantes brigas com as gravadoras pelas quais passou, motivadas pelo controle artístico do material que ele produziria, levaram Hyldon a um hiato de 4 anos sem gravar. Sua única aparição em gravações é no compacto de Fábio, juntamente com Tim Maia, Velho Camarada / Raio de Sol, lançado pela EMI-Odeon em 1979.

LANÇAMENTOS INDEPENDENTES E PRIMEIRO REGISTRO AO VIVO

O redescobrimento de Hyldon passa também pelo cinema que começou a utilizar suas músicas como trilha, como Cidade de Deus, Carandiru, Durval Discos, O Homem do Ano e Antônia. Em 2003, Hyldon grava e lança, pelo seu próprio selo, O Vendedor de Sonhos, com distribuição da Trama. No mesmo ano, remixa e regrava vocais para o seu disco Deus, a Natureza e a Música, possibilitando a melhora da qualidade sonora do trabalho. Em 2005, a Universal, herdeira do catálogo da Polydor, relança uma edição comemorativa de 30 anos do seu primeiro e mais vendido disco, possibilitando que ele venha a ser conhecido pelas novas gerações. Em 2009, lança mais um disco de inéditas, Soul Brasileiro, contando com participações de Carlinhos Brown, Chico Buarque, Zeca Baleiro, Roberto Frejat, Jorge Vercilo, Carlinhos Vergueiro, Dalto, Tunai, Carlos Dafé, Zé Menezes, Karla Sabah e Alessandra Verney, entre outros. Em 2010, comemorando 35 anos do lançamento do seu primeiro disco, Hyldon realiza uma série de shows que são gravados por uma pequena gravadora, RWR, e tornam-se no seu primeiro registro ao vivo, lançado em CD e DVD com distribuição pela Universal. No disco, participações de Bebeto, Carlos Dafé, Michael Sullivan, Mr. Catra, Mc Gil, Mc Yasmin e Sérgio Loroza, misturando a nova com a velha geração da música negra brasileira.

SAUDADES- SAUDADES SEM FIM - 2013

Saudades 
Saudades! Sim.. talvez.. e por que não?... 
Se o sonho foi tão alto e forte 
Que pensara vê-lo até à morte 
Deslumbrar-me de luz o coração! 

Esquecer! Para quê?... Ah, como é vão! 
Que tudo isso, Amor, nos não importe. 
Se ele deixou beleza que conforte 
Deve-nos ser sagrado como o pão. 

Quantas vezes, Amor, já te esqueci, 
Para mais doidamente me lembrar 
Mais doidamente me lembrar de ti! 

E quem dera que fosse sempre assim: 
Quanto menos quisesse recordar 
Mais saudade andasse presa a mim! 

Florbela Espanca, "Livro de Sóror Saudade"

ÚLTIMO DESEJO- M. BETANIA- 2013 - DIVANIRA

Composição: Noel Rosa

Nosso amor que eu não esqueço, e que teve o
seu começo 
Numa festa de São João
Morre hoje sem foguete, sem retrato e sem bilhete,
sem luar, sem violão
Perto de você me calo, tudo penso e nada falo
Tenho medo de chorar
Nunca mais quero o seu beijo mas meu último desejo 
você não pode negar
Se alguma pessoa amiga pedir que você
lhe diga
Se você me quer ou não, diga que você 
me adora 
Que você lamenta e chora a nossa separação
Às pessoas que eu detesto, diga sempre que eu não
presto
Que meu lar é o botequim, que eu arruinei sua vida
Que eu não mereço a comida que você pagou pra mim